quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

ALUNOS DA EMEP- MASSANGANA VISITAM ATERRO SANITÁRIO DA BRASECO..
















Um grupo de alunos e professores do Fundamental - anos finais (6º ao 9º ano), da Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva em Massangana, estiveram na manhã deste último dia 14/12/2010- terça-feira, realizando uma visita técnica ao Aterro Sanitário da Grande Natal em Massaranduba. Na ocasião, a gestora ambiental Denilza Nascimento recebeu a comitiva de Massangana, que foi conduzida ao auditório da instituição, onde fora ministrada uma palestra , mostrada toda a operacionalização do aterro e também servido um lanche aos presentes, após a comitiva se dirigiu para área de campo(operação). Segundo o Prof. Cristovam Virginio, que é coordenador da Escola e especialista em Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atividades dessa natureza, sempre são muito bem vindas, e sobretudo, do ponto de vista pedagógico, tornam-se extremamentes proveitosas, por que o aluno tem as condições perfeitas para interagir os conceitos teóricos com a visualização na prática, formando uma consciência ambiental crítica e responsável, além de muito sólida, é claro! ... comenta o professor. Participaram das atividades 45 alunos da Escola, os professores Paulo Martins (Geografia) , Micarla Cândida (Português), Cecília Matias (História) e a vice diretora da escola, a profª Maria da Paz.
De acordo com o Professor Cristovam, a Braseco já é parceira da Escola havia alguns anos, e que agora para 2011, essa parceria deve se estreitar ainda mais, pois está sendo pensado e em fase de elaboração um Projeto de Gestão Ambiental para ser desenvolvido na Escola de Massangana no próximo ano letivo e que a Braseco e a EMEP vão está juntas nas ações. Ou seja, é mais conhecimento e qualidade para a Escola que é referência no ensino no município de Ceará Mirim -RN.

sábado, 11 de dezembro de 2010

MASSANGANA ANTECIPA O NATAL NA FESTA DE COLAÇÃO DE GRAU DA EDUCAÇÃO INFANTIL!
















Euforia, presentes, alegria e esperança. Esses foram alguns dos muitos sentimentos compartilhados por alunos, professores, pais,funcionários, convidados e a Direção da Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva em Massangana, durante a realização da Solenidade de Colação de Grau dos alunos da Educação Infantil - turma 2010, que ocorreu ontém dia 10/12/2010. Para os formandos e as professoras da Educação Infantil ( Kátya, Rosangela e Keila), "esse é um momento muito especial para todas as crianças, pais e a escola, é também hora de avaliarmos todo o ano letivo, tudo o que conseguimos trabalhar e em especial para as crianças que cursaram o nível 4, pois elas ingressarão no ensino fundamental em 2011 com uma base sólida e assim obter sucesso na sua vida escolar", comenta a professora titular da turma Kátya Susana. A solenidade que tem aquele "ar" de protocolo e cerimonial, logo se rende a alegria misturada com a esperança , estampada no olhar de cada criança que recebe o Diploma de Doutor do ABC e os presentes do Papai Noel. Participaram da solenidade como convidados , os alunos do nível 3 (Rosangela) e os do nível 2 (Keila). Prestigiram o evento ainda, a Coordenadora da Educação Infantil da SME, Fátima Vital e o Prof. Romenique - Diretor da E.M.Rotary. Ao final da solenidade os alunos , pais , convidados e os demais presentes participaram de um jantar que foi oferecido pela Escola. O evento que é tradicional em Massangana enche de orgulho, alegria e esperança a todos e antecipa a magia do Natal que se aproxima.





Confiram as fotos e Feliz Natal...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EMEP E BNB ASSINAM CONTRATO PARA EXECUÇÃO DE PROJETO DE MELHORIA DA BIBLIOTECA DE MASSANGANA...




Neste último dia 06/12, os representantes da Caixa Escolar da Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva de Massangana, estiveram na agência Prudente de Morais do Banco do Nordeste em Natal -RN, com a finalidade de assinarem o contrato de liberação dos recursos do Projeto "Viva Biblioteca Viva: para formação de leitores autonômos", selecionado no Programa BNB de Cultura , edição 2010, da Banco do Nordeste. O projeto está orçado em R$ 19.966,19 ( Dezenove mil, novecentos e sessenta e seis reais e dezenove centavos) que serão investidos na aquisição de mobiliários, livros, equipamentos de informática e multimídias para melhorias no atendimento da Biblioteca Escolar Escritor Nilo Pereira em Massangana. Sendo a EMEP pioneira nessa iniciativa, torna-se a única instituição do municipio, até o momento, a ser selecionada em edital público para captação de recursos para projetos. O Programa BNB de cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 1.131 projetos, beneficiando diretamente 474 municípios.
O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as prioridades políticas apontadas pela conferência nacional de cultura e pelo Governo Federal para a cultura, o Programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais, bem como intercâmbio com outras culturas, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural.
O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações a cerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo. A gestora da EMEP- Massangana, a Professora Marta Silva Pessoa relata: "...acreditamos que esses recursos irão ajudar a escola a dar um salto qualitativo em seu atendimento educacional e que a Biblioteca de Massangana, que já é referência na região, irá atender mais e melhor a nossa clientela, que é tão carente de acesso a bens culturais..." Consolidando essa parceria, o BNB e o BNDES abrem o Edital do PROGRAMA BNB DE CULTURA – Edição 2011 – Parceria BNDES, patrocinando conjuntamente e com recursos próprios, projetos nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Área de Artes Integradas ou Não Específicas, alocando o valor de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).
A EMEP - Massangana, incentiva que outras escolas e instituições cearamirinenses possam inscrever seus projetos para edição 2011 do Poograma BNB de Cultura.
Mais informações acesse: www.bnb.gov.br




sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

ALUNOS DO 2º ANO REALIZAM A PROVINHA BRASIL...

A Provinha Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo. As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.
Neste último dia 01/12, os alunos matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva em Massangana, participaram ativamente da Provinha Brasil, coordenaram a aplicação do exame a titular da turma, a profª Márcia e a Supervisora Maria Elissandra ( Coordenadora do GEEMPA - SME), ainda segundo as aplicadoras, tudo transcorreu de forma muito tranquila e os alunos não apresentaram muitas dificuldades, nem ofereceram quaisquer resistência ao exame. Na última aplicação da Prova Brasil no ano de 2009, o exame que mede o IDEB ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a EMEP tinha a projeção para 2,3, alcançando o índice de 2,1. Nessa perspectiva, a equipe escolar tem feito o máximo para bater a meta e ultrapassar esses índices. Isso significa, mais educação e mais investimentos na aprendizagem para todas as crianças massanganenses. A EMEP sabe que tem que melhorar e muito esses indicadores e trabalha cotidianamente nesse intuito.