quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

EMEP E BNB ASSINAM CONTRATO PARA EXECUÇÃO DE PROJETO DE MELHORIA DA BIBLIOTECA DE MASSANGANA...




Neste último dia 06/12, os representantes da Caixa Escolar da Escola Municipal Professora Maria Ester Paiva de Massangana, estiveram na agência Prudente de Morais do Banco do Nordeste em Natal -RN, com a finalidade de assinarem o contrato de liberação dos recursos do Projeto "Viva Biblioteca Viva: para formação de leitores autonômos", selecionado no Programa BNB de Cultura , edição 2010, da Banco do Nordeste. O projeto está orçado em R$ 19.966,19 ( Dezenove mil, novecentos e sessenta e seis reais e dezenove centavos) que serão investidos na aquisição de mobiliários, livros, equipamentos de informática e multimídias para melhorias no atendimento da Biblioteca Escolar Escritor Nilo Pereira em Massangana. Sendo a EMEP pioneira nessa iniciativa, torna-se a única instituição do municipio, até o momento, a ser selecionada em edital público para captação de recursos para projetos. O Programa BNB de cultura foi criado pelo Banco do Nordeste em 2005, com o objetivo de democratizar o acesso aos recursos disponíveis para financiamento de ações culturais, desenvolvidas em benefício da Região Nordeste, norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, sua área de atuação. Durante suas cinco edições foram patrocinados 1.131 projetos, beneficiando diretamente 474 municípios.
O Programa BNB de Cultura vem priorizando a cultura do Nordeste e a do norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, considerando que estão inseridas na cultura brasileira e universal. De acordo com as prioridades políticas apontadas pela conferência nacional de cultura e pelo Governo Federal para a cultura, o Programa está focado na facilitação do acesso da comunidade aos instrumentos, equipamentos e meios de produção de bens culturais, bem como intercâmbio com outras culturas, na formação de novas platéias e de cidadãos críticos e conscientes, na ampliação e na democratização das oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, bem como na promoção, proteção e transmissão da diversidade cultural.
O Programa foi estruturado tendo como base quatro princípios básicos: interesse da região, uma vez que o Banco do Nordeste é o principal órgão do Governo Federal para o desenvolvimento do Nordeste; acesso democrático a todos que fazem parte da cadeia produtiva da cultura, com igualdade de possibilidades; transparência do processo de seleção, oferecendo a todos as informações a cerca dos critérios de seleção e da metodologia de análise; e finalmente, acompanhamento que permita o cumprimento dos objetivos de cada ação e do programa como um todo. A gestora da EMEP- Massangana, a Professora Marta Silva Pessoa relata: "...acreditamos que esses recursos irão ajudar a escola a dar um salto qualitativo em seu atendimento educacional e que a Biblioteca de Massangana, que já é referência na região, irá atender mais e melhor a nossa clientela, que é tão carente de acesso a bens culturais..." Consolidando essa parceria, o BNB e o BNDES abrem o Edital do PROGRAMA BNB DE CULTURA – Edição 2011 – Parceria BNDES, patrocinando conjuntamente e com recursos próprios, projetos nas áreas de Música, Literatura, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Área de Artes Integradas ou Não Específicas, alocando o valor de R$ 6.000.000,00 (seis milhões de reais).
A EMEP - Massangana, incentiva que outras escolas e instituições cearamirinenses possam inscrever seus projetos para edição 2011 do Poograma BNB de Cultura.
Mais informações acesse: www.bnb.gov.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário