sábado, 17 de março de 2012

Série "EDUCAÇÃO EM QUESTÃO" estreia com o GEEMPA.




O Blog Escola da Massa, dá início a uma Série de Entrevistas intitulada “EDUCAÇÃO EM QUESTÃO”, com personalidades e Especialistas da Área Educacional, para debater e falar sobre os problemas e avanços na área, fazendo uma reflexão crítica sobre as Políticas Públicas em nível local e nacional.
Para inaugurar esta série, a nossa convidada é a Profª Maria Elissandra Lima da Silva, Coordenadora do Programa GEEMPA – Ceará Mirim/RN, que recebeu o nosso blog para um bate papo descontraído e abriu seu coração falando sobre Alfabetização, Correção de Fluxo no Ensino Fundamental e realização profissional. Elissandra é pedagoga, especialista em Gestão Integrada na Educação e cursa uma pós em Educação Infantil, atualmente integra o Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação onde coordena o Programa GEEMPA.
Blog da Massa: O que é o GEEMPA? E desde quando ele acontece em Ceará Mirim?
Elissandra: O GEEMPA (Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação), é um programa que resultou da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Ceará Mirim e o MEC, através do PAR - Plano de Ações Articuladas - 2008-2012. O Programa consiste na correção de fluxo, planejado para agir corrigindo as distorções idade/série dos alunos que estão no processo de alfabetização no Ensino fundamental, ele consiste numa metodologia revolucionária, propondo que esses alunos estejam plenamente alfabetizados no período de seis meses. Ele está funcionado aqui em Ceará Mirim desde o ano de 2010.
Blog da Massa: E hoje como está o GEEMPA?
Elissandra: O Programa está funcionando com 500 alunos distribuídos em 25 turmas, a intenção da proposta é alfabetizar esses alunos no prazo de um semestre letivo, usando material diferenciado como: livros, jogos, bingos de letras, etc. A eficácia da proposta se dá, por que há uma interligação muito bem amarrada entre a teoria e a prática do professor alfabetizador, o foco é o professor e a sua ação pedagógica.

Blog da Massa: Quais os teóricos que fundamentam essa prática? E Como ele funciona?
Elissandra: A proposta do GEEMPA é ousada e desafiadora, dai por que há todo um mix de critérios para selecionarmos os professores que atuarão nessas turmas, não pode ser qualquer professor, tem que ter o perfil de alfabetizador, tem que gostar de desafios, tem que ousar etc. A proposta do Programa está fundamentada nos estudos e experimentos de Henri Wallon, Piaget, Paulo Freire, Sara Paim, Gérard Vergnaud e Vygotsky. O professor que está atuando no GEEMPA, ele tem 02 horas semanais de estudos em grupos, participa de encontros de Formação Continuada e ainda passa por constante Assessoria Pedagógica com a Equipe Nacional do Programa, a ex-deputada federal Ester Pilla Grossi.
Blog da Massa: É possível enxergar os resultados na implantação do Programa?
Elissandra: É possível sim, por ser um trabalho de sequência, já vemos alunos que nem se quer tiravam do quadro, ou que não conheciam nem as letras do seu próprio nome, e hoje, esse mesmo aluno, já ler pequenos textos, faz relação entre textos, atribui sentido as palavras, imagens e frases, sabe o que é um glossário e por aí vai... Nessa interação com outros alunos ele também aprende e ensina. Segundo Ester Grossi “é mais fácil o aluno aprender com outro aluno, do que com o próprio professor.”

Blog da Massa: E como você (Elissandra) se vê no GEEMPA?
Elissandra: De certo modo, me vejo realizando um trabalho que gostaria de ter realizado em sala de aula, isso me deixa muito feliz e realizada profissionalmente.
Elissandra por ela mesma:
Uma palavra: FAMÍLIA
Uma verdade: DEUS
Um amor: MEUS PAIS
Uma coisa que não suporta: INJUSTIÇA
Um sonho: EDUCAÇÃO MELHOR

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